Baralho cigano

 O Baralho Cigano é composto por 36 cartas e suas figuras têm significados psicológicos e cósmicos. Suas lâminas representam as forças vivas da natureza e ilustram situações do cotidiano. É um oráculo que ajuda a desenvolver a percepção, sendo que sua interpretação é feita através da intuição e da observação.

Suas figuras são simples, objetivas e com significados claros e precisos, não deixando dúvidas sobre as questões levantadas. Não é um oráculo para ser estudado ou decorado, ao contrário, ele usa a associação intuitiva e a percepção do tarólogo para responder às questões apresentadas.

Suas imagens despertam lembranças que permitem que as combinações sejam feitas facilmente, pois liberam uma sensação de familiaridade, representando situações do dia a dia do consulente. O Baralho Cigano tem uma história cercada de mistérios, pois segundo a lenda, foi criado pela francesa Anne Marrie Adelaide Lenormand e difundido por um povo nômade, tão fascinante quanto suas cartas.

O Baralho Cigano e seus segredos
Madame Lenormand, nascida em 1772, ficou famosa por suas previsões. Ela leu o destino de grandes figuras da realeza e da alta sociedade francesa, além de políticos e líderes como Napoleão Bonaparte, do qual ela profetizou a ascensão e a queda.

Sabe-se apenas que, além de cartomante, Madame Lenormand era astróloga, numeróloga e quiromante, e possuía conhecimentos sobre cristais, plantas, geomancia, dominomancia e cafeomancia.

Todos esses elementos contribuíram para que ela criasse esse baralho. Após sua morte, em 1843, os segredos do Baralho Cigano desapareceram e somente cerca de 50 anos depois foram recuperados, com a descoberta de alguns manuscritos deixados por ela.

A partir desses documentos foram criados dois baralhos: um conhecido como Lenormand, ilustrado com figuras da época e ainda hoje fabricado na França, outro com ilustrações mais simples e atuais, correspondente à versão utilizada pelos ciganos e por isso chamado "Baralho Cigano", também pelo fato de que esse povo foi seu instrumento de propagação.

A facilidade de interpretação ajudou a popularizá-lo, não apenas entre os ciganos, mas entre os cartomantes em geral, pois as mensagens contidas em suas cartas são tão claras que seu significado é de fácil entendimento. Extremamente valioso para análise de nossa vida, o Baralho Cigano pode ser visto como um amigo e confidente, orientando na tomada de decisões e prevenindo dos perigos que cercam nossa caminhada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário